Quase em maio mas ainda em abril... Não podia deixar de escrever, falar, sobre o tema que este mês tanto protagonismo tem. Se abril no passado nos fala de uma luta social, liberdade, conquista e direitos sociais, o presente quer ouvir falar de auto-determinação, auto-aceitação e a conquista de um espaço individual que por vezes … Continue reading Auto-determinação: em busca da conquista individual
Confiança – como confiar no seu filho
Não é assim tão simples, eu sei. É certo que a confiança facilmente é quebrada nas relações humanas. Quando toca às relações entre pais e filhos a tarefa ainda é mais complexa! Confiar nos filhos para tomarem as decisões certas no dia a dia, é algo que muitos pais têm dificuldade em fazer. No entanto, … Continue reading Confiança – como confiar no seu filho
Resiliência – a arte de superar
Este mês, embora considerado o mês dos afetos, do amor, dos apaixonados, saltou-me à vista a emoção que se traduz na forma como lidamos com as adversidades. Na minha prática clínica são frequentes os casos de crianças que atravessam processos de separação familiar. Acabo por me dar conta que, nestes casos, falo muito em resiliência … Continue reading Resiliência – a arte de superar
“A dúvida que faz duvidar”
Na rubrica "Um mês, uma emoção" partilharei testemunhos, textos e poemas de quem as sente. Este mês escolhi a DÚVIDA, uma emoção por vezes esquecida, mas por todos sentida. Aqui fica um testemunho anónimo: "Tenho aquela dúvida, a dúvida de quem não pode duvidar, de quem não deve, de quem não tem tempo para isso. … Continue reading “A dúvida que faz duvidar”
ANSIEDADE – um olhar por quem a sente
Vivemos num mundo cheio de stress... Temos horários rígidos, objetivos impossíveis de alcançar, expectativas altíssimas de uma sociedade típica ocidental, um excesso de tarefas diárias que nos comprometem as necessidades básicas, e aos poucos vamos tendo noção quando estamos a atingir o limite. Estes são os fatores que nos provocam a ansiedade dita normal, e … Continue reading ANSIEDADE – um olhar por quem a sente
Ter e não ter amigos…
As amizades têm uma importância imensa na vida das crianças e dos adolescentes. Os resultados escolares, a ocupação do tempo livre e a motivação para o desempenho de actividades lúdicas são alguns exemplos de como as amizades influenciam tanto a vida nestas fases de desenvolvimento. Os jovens que têm dificuldade em formar amizades são mais … Continue reading Ter e não ter amigos…
Desafio da semana: desligar a TV à hora de jantar!
As nossas televisões estão muitas vezes preenchidas com imagens violentas, e mesmo quando em silêncio, as crianças podem ser prejudicadas por verem apenas a imagem em si. Se por um lado temos variadíssimos estudos que me ajudam e apoiam nesta temática, enfatizando o prejuízo da estimulação prolongada de aparelhos electrónicos nas crianças, o objectivo principal … Continue reading Desafio da semana: desligar a TV à hora de jantar!
Que mãe ou pai escolheu ser?
"Ser mãe/pai é por vezes confuso. Existirão momentos em que não saberá verdadeiramente. Deverá exercer a sua autoridade ou dar um passo atrás? Deverá dar um conselho ou permanecer em silêncio? Deverá oferecer ajuda ou permitir que seja feito um erro? Quando não consegue ver o que está a acontecer, relaxe e olhe gentilmente com … Continue reading Que mãe ou pai escolheu ser?
Mãe, aceita-me como eu sou…
A procura de uma identidade nos jovens é muitas vezes vista pelos pais como um capricho, o seguir de uma moda, ou uma forma de se integrar no grupo. Por vezes é um pouco de cada uma destas coisas, mas torna-se assustador para os pais quando os jovens mudam completamente a sua imagem, deteriorando a … Continue reading Mãe, aceita-me como eu sou…
Vamos brincar?
Quem é que não gosta de brincar? Todos temos memórias das nossas brincadeiras de infância e como essas brincadeiras nos deixaram recordações agradáveis bem como contribuíram para as nossas aprendizagens. Brincar sozinho, brincar com irmãos, brincar com amigos ou com adultos, é sempre bom brincar! É de facto uma das coisas mais importantes que pode … Continue reading Vamos brincar?